VISISIONSHARE (blog header)_edited

Tuesday, August 18, 2009

OLHOS DE RESSACA
(Undertow Eyes)



A new very beautiful short film by our friend Petra Coasta recently received two awards in a Brazilian festival and it has been accepted for showing in the VANCOUVER FILM FESTIVAL during October.

PARABÉNS! Petra

Below is a review in a major Brazilian newspaper (in Portuguese).

Abaixo, crítica de Rodrigo Fonseca para ‘O Globo’ sobre a obra:

Festival de Gramado: ‘ressaca’ que dilata os olhos
Do último e mais fraco dia de competição de curtas-metragens do 37º Festival de Gramado só uma produção fez justiça à telona do Palácio dos Festivais: o filme carioca “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa. Apoiado na fotografia de Eryk Rocha, o curta de Petra cumpriu a cota de poesia exigida minimamente por cada dia de concurso dos pequenos filmes selecionados para o evento gaúcho. Petra registra, a partir de um fluxo de memória, a história de amor do casal Vera e Gabriel, juntos há seis décadas. A diretora mescla relatos pessoais à percepções sobre o amor, a solidão e as alegrias compartilhadas a dois.

“Olhos de Ressaca” monta um mosaico delicado sobre as possibilidades de se combinar subjetividades variadas sem as castrações convencionais da instituição que o matrimônio representa. O curta é um caminho interessante para se pensar o tipo de cinema de jorro poético que os irmãos Eryk e Ava Rocha (ela é responsável pela montagem), filhos de Gláuber, têm ajudado a construir. Os dois emprestam a assinatura estética ao projeto de reflexão sobre memória e tempo (ou de memória como tempo) realizado com primor por Petra.

No comments: